Housekeeping ou metodologia 5S




Essa ferramenta ajuda na padronização e arrumação do ambiente, otimizando os resultados obtidos.   Pensando nisso, criamos um miniguia para você. Continue a leitura e compreenda o conceito de Housekeeping ou 5S, seus benefícios e como aplicar na loja de ferro e aço. Confira!


Housekeeping ou metodologia 5S

Também chamada de Housekeeping (do inglês “arrumando a casa”), essa metodologia de origem japonesa consiste na aplicação de cinco normas que visam otimizar a organização e qualidade do local de trabalho.
SEIRI
O SEIRI diz respeito ao senso de utilização e seu objetivo é começar colocar tudo no lugar. Algumas perguntas auxiliam a orientar essa parte, tal como:
·         isso ainda é necessário?
·         esse item ainda tem alguma utilidade para minha empresa?
·         caso eu elimine esse item, fará falta para meu negócio?
Para auxiliar neste processo, pode-se levantar os materiais e equipamentos presentes e separar e descartar aqueles que já não têm mais nenhuma utilidade ou que já estejam comprometidos. Vale, também, fazer a mesma análise para documentos, tanto eletrônicos quanto impressos. Por exemplo, aquelas notas fiscais de 10 anos atrás, será mesmo que precisam continuar sendo armazenadas?

SEITON

O SEITON fala sobre o senso de organização. É hora de colocar a casa em ordem! Em uma loja, isso é fundamental. Afinal, como é possível trabalhar e encontrar itens em sua loja se está tudo bagunçado?
O SEITON é aplicado em todas as áreas, mas deve ser observado, principalmente, no estoque e no escritório, para que se possa encontrar os objetos necessários.
Lembre-se que aqueles utilizados diariamente devem estar dispostos de forma a serem encontrados mais facilmente e deixar mais reservado aqueles que não são usados no dia a dia.
Alguns especialistas afirmam que é possível aplicar este conceito, inclusive, na gestão de pessoas. Para isso, observe quais são os cargos e funções que não estão cumprindo mais o seu papel e, caso seja necessário, elimine os desperdícios em seu negócio.

SEISO

O SEISO está relacionado com o senso de limpeza, ou seja, é a higienização do local de trabalho. É importante lembrar que esse senso de limpeza não é apenas obrigação dos funcionários responsáveis, mas de todos os presentes, para manter a higiene no local.
Ele está ligado tanto com a higienização do ambiente da loja quanto, também, da limpeza de cada colaborador. Lembre-se que os funcionários devem se apresentar com uniforme impecável, para não prejudicar a impressão final do cliente.

SEIKETSU

Após toda a organização e limpeza promovida pelos princípios anteriores, é hora de fazer a máquina organizacional funcionar. O SEIKETSU diz respeito ao senso de padronização, ou seja, hora de normatizar as condutas dentro de seu negócio na área de comércio.
Isso pode começar por meio da elaboração de normas e princípios da organização, bem como chegar à padronização de normas de conduta e rotinas.

SHITSUKE

O último princípio, o SHITSUKE, diz respeito ao senso de disciplina. É por meio disso que todos os que listamos anteriormente se tornam verdadeiramente incorporados no ambiente organizacional e conquista-se melhores resultados, passando a fazer parte, efetivamente, da cultura da empresa.
O 5S foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, período em que as empresas buscavam otimizar a qualidade dos seus bens/serviços para competir em mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

Quais os benefícios do 5S na empresa?

A implementação e manutenção do 5S na organização implicam em diversos benefícios. O principal e mais óbvio é a organização do local, permitindo maior facilidade para que os funcionários realizem suas funções com eficácia.
A otimização da qualidade é outro fator que deve ser considerado. O 5S permite a redução do refugo (desperdício) de materiais, assim como um maior alinhamento ao longo do processo de produção do bem/serviço da loja de ferro e aço. Isso também acarreta em redução de despesas.
Por fim, é necessário considerar o melhor aproveitamento do expediente. A desordem faz com que muito tempo seja perdido na busca por insumos que estão fora do lugar. Com o 5S, é possível atingir melhores resultados em menor tempo.

1. Crie uma comissão de implantação

Crie um grupo responsável pela implantação, ele deve ser composto pelos próprios funcionários da loja. O objetivo dessa comissão será o de implementar cada um dos 5S, a começar pelo SIRI — isto é, descarte ou doação do que já não tem mais serventia. Deve-se dar tempo, autonomia e espaço para o grupo se reunir.

2. Avalie com a comissão os pontos críticos

Reúna-se com o time de implementação para definir o que precisa de maior atenção, isso vai variar bastante de acordo com cada loja. É comum que o SHITSUKE (senso de disciplina) seja o ponto de mais difícil aplicação, afinal, é preciso treinar e conscientizar todos os profissionais sobre o assunto.

3. Coloque em prática todos os sensos

Esse é o momento de pôr a “mão na massa”. Consiste em tirar o projeto 5S do papel e, literalmente, organizar todo o espaço de trabalho. Deve jogar fora o que não serve mais, limpar, encontrar novos padrões para a organização e assim por diante. Dá trabalho, porém, os resultados são satisfatórios.

4. Estabeleça outra comissão para análise

Para finalizar, é preciso estabelecer outra equipe (a fim de não deixar a primeira em conflito de interesses) para averiguar se os resultados desejados foram alcançados. Esse movimento busca identificar o que mudou, o que ainda precisa mudar e gerar novos hábitos no público interno, tornando-o autodisciplinado.

Quais cuidados devem ser tomados ao implementar a metodologia 5S em seu negócio?

Alguns cuidados devem ser observados quando se decide implementar a metodologia 5S em sua loja.
Os principais deles são:
·         o gestor deve realmente acreditar no poder de mudança implementado pela metodologia 5S;
·         deve ocorrer um treinamento para que os funcionários passem a aplicar os 5 princípios em seu dia a dia;
·         deve ser implementado um mecanismo de avaliação, para que se possa comparar o antes e o depois da implementação e a evolução cotidiana com o uso dela, minimizando a ocorrência de erros;
·         estimule a reflexão dos seus colaboradores sobre os princípios da metodologia 5S;
·         realize a implementação por setores e de forma gradativa;
·         lembre-se que o 5S não é estático e, por isso, é fundamental realizar melhorias nos processos para que ele continue sendo aplicado de acordo com as necessidades da organização ao longo do tempo.
·         Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!


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